Em visita ao Brasil, o presidente da Itália Sergio Mattarella se encontrou na última quarta-feira (17/7) com jovens que participam do Genfest 2024, no Arsenal da Esperança em São Paulo. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, o Arsenal acolhe diariamente 1.200 jovens e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital paulista.
O Arsenal da Esperança é uma das mais de 30 Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), Comunidades Sem Fins Lucrativos do Brasil e da América Latina e Instituições parceiras do Genfest. O evento, promovido pelo setor juvenil do Movimento dos Focolares, é realizado pela primeira vez no Brasil e recebe centenas de jovens de diferentes países, que nesta primeira fase exercem trabalho voluntário.
Essa foi uma das visitas de Mattarella em locais simbólicos para a imigração italiana no país, que comemora 150 anos em 2024. Essa é a primeira visita de Estado ao Brasil de um presidente italiano em 24 anos.
“Obrigado por me receberem aqui. Fiquei muito prazeroso em ver coisas aqui, uma condição especial para aqueles que vivem aqui. Base para não nos esquecemos dessas pessoas, esse o verdadeiro patrimônio. O que vocês fazem é muito especial. Aos voluntários quero dar meu agradecimento profundo”, disse o presidente italiano em entrevista ao G1.