Segunda fase do Genfest começa com festa latina que tem Pai-Nosso e hip-hop

O Genfest 2024, o grande festival dos jovens do Movimento dos Focolares, iniciou sua segunda fase nesta sexta, 19, no Santuário de Aparecida (SP), de uma maneira que exprimiu muito bem a proposta de construir a unidade na diversidade, típica do Movimento dos Focolares. À noite, todos os cerca de 4 mil participantes se reuniram no centro de eventos para uma grande festa baseada nas danças típicas dos países latino-americanos, que contou com ritmos tão diversos como o carimbó e o funk, uma DJ animando a pista de dança e religiosos conduzindo a oração.

No início da festa, o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, deu as boas-vindas dos anfitriões aos jovens. Foi seguido pelo núncio apostólico, o representante diplomático do Vaticano no Brasil, o bispo dom Giambattista Diquattro, que fez sua saudação aos jovens presentes, que vieram de mais de 50 países. Logo depois, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, leu a mensagem com a bênção do papa Francisco para o Genfest, escrita pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin. D. Orlando, então, propôs a todos que rezassem juntos o Pai-Nosso e a Ave-Maria.

Em seguida, a presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, fez um pequeno discurso aos jovens em que afirmou, lembrando o lema do Genfest, que “juntos, nossos sonhos se realizarão”. De fato, ela não estava sozinha no palco. Com ela, saudaram os participantes da festa o Pe. João Chagas, da Comunidade Católica Shalom – que representava o fundador dessa obra, Moysés Azevedo –, e o Pe. José Luiz Menezes, presidente da Fazenda da Esperança.

Depois das saudações, chegou a hora da música e da dança. Jovens de oito países latino-americanos levaram ao palco do Genfest ritmos bem diferentes, desde os mariachis mexicanos à cumbia colombiana, passando pela capoeira baiana e pelo funk carioca. No cardápio, ouviram-se músicas de Fito Páez e Shakira, assim como um poema de Cora Coralina. E tudo foi concluído, assim como começou, pela música eletrônica da DJ Ana Clara. Uma festa com a cara da juventude latino-americana de 2024.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter

Mais notícias