Participe da Experiência de Voluntariado do Genfest 2024!

A 1ª fase ocorrerá entre 12 e 18 de julho de 2024. Nessa fase, os jovens serão convidados a fazer uma intensa experiência de voluntariado, em pequenos grupos, em diferentes organizações sociais no Brasil e em outros países da América Latina. Educar com base nesse paradigma significa enriquecer a formação dos jovens que, ao retornarem ao território e à comunidade de origem, poderão promover uma cultura de fraternidade em todos os setores da vida civil, econômica, cultural, política e agir como multiplicadores de mudança.

Essa fase visa fortalecer a liderança juvenil. Além disso, objetiva fomentar a criação de redes e alianças com a América Latina a fim de desenvolver ferramentas e mecanismos para melhorar a liderança dos jovens por meio do trabalho voluntário. Essa ação será realizada em parceria com o programa de voluntariado internacional MilONGa  (www.milongaproject.org) e con UNIRedes, entidade que reúne mais de 50 organizações, iniciativas e movimentos sociais de 12 países da América Latina e Caribe que promovem ações de transformação em diversos campos (arte e cultura, meio ambiente, governança democrática, educação, trabalho etc.) mediante o protagonismo de todos os atores envolvidos.

Conforme sua Carta de Princípios de 2014, a UNIRedes é “uma rede que busca ser presença que supere as barreiras, que consola, que vivifica e estimula todas as pessoas que se unem e trabalham juntas para tornar mais visíveis e concretas a justiça e a fraternidade no mundo”.

1ª fase - Ação Social

Experiência intercultural de voluntariado entre 12 a 18 de julho de 2024 em várias organizações da sociedade civil parceiras do Brasil e em outros países da América Latina.

CONHEÇA (E SINTA) experiência ação social

O QUE ESTÁ INCLUSO NA SUA INSCRIÇÃO?

A participação na 1ª Fase do Genfest cobre a programação entre 12 a 18 de julho de 2024. Esse valor será destinado como contribuição para a Organização da Sociedade Civil na qual o voluntário irá participar.

Para a 1ª Fase, é incluso:

  • Alojamento/Acolhimento fornecido pela organização social, abrangendo o período do dia 12 ao dia 18 de julho de 2024. As acomodações, por vezes simples, serão disponibilizadas pelas comunidades que receberão os participantes.

Mínimo de 3 refeições diárias durante todo o período da 1ª Fase.

O valor da 1ª Fase do Genfest não inclui:

  • Traslado de ida e volta: A responsabilidade pelo transporte de ida e volta da cidade de origem até a cidade onde está localizada a Organização da Sociedade Civil (OSC) é do participante.
  • Necessidades pessoais do voluntário: Itens pessoais, despesas individuais e outros gastos não mencionados no valor da Fase 1 são de responsabilidade do voluntário.

Organizações Sociais no Brasil

NAV-Núcleo de Ação Voluntária (Projeto Estiva)

Brasil, Maranhão, Caxias

O Núcleo de Ação Voluntária – NAV – foi oficialmente instituído em 1991, com foco na educação, saúde, desenvolvimento social e comunitário através de atividades com as famílias em parceria com a escola. Objetivamos melhorar o nível de qualidade das famílias e comunidades, com foco na educação, saúde, desenvolvimento social e comunitário. Cerca de 135 crianças e adolescentes são atendidos diretamente, além disso temos 55 famílias na Comunidade Estiva e 35 famílias nas adjacências, com isso atendemos ao todo em torno de 305 pessoas aproximadamente. Os jovens executarão funções de formação social e educacional, gerando atividades de formação para a Comunidade. Manter contato diretamente com os jovens, crianças e idosos da comunidade, proporcionando momentos de lazer, aprendizado e transformação social.

A história da AFAGO-SP começa em 1978 como resposta ao apelo de Chiara Lubich aos jovens do Movimento dos Focolares de “morrer pela própria gente”. Os principais projetos desenvolvidos pela AFAGO-SP são: § Projeto Solidariedade: atendimento diário de 283 crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de 06 a 17 anos e 11 meses, através de atividades socioeducativas, oficinas de capacitação profissional, oficinas de esporte e oferta de 2 refeições por dia para cada participante; § Projeto Mutirão: Reforma da moradia ou construção de mais um cômodo das famílias atendidas no Projeto Solidariedade e Famílias da Comunidade da Vila Aparecida e entorno. Através de atividades socioeducativas, oficinas interculturais, esportivas, capacitação profissional, refeições completas e reforma de moradia geramos mudanças que criam impacto na vida de milhares de famílias em colaboração com a comunidade a qual pertence, fortalecendo o grupo e inspirando pessoas que sonham com um mundo onde o amor e a paz sejam a regra e não a exceção. Colaborando para a difusão de uma cultura de solidariedade, paz e respeito mútuo.

ANSPAZ- Associação Nossa Senhora Rainha da Paz

Itapetininga, São Paulo

A Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ), nasceu há 35 anos. Somos uma organização social religiosa dedicada à educação, reabilitação social e espiritual de pessoas em vulnerabilidade. “Apelo ao Respeito à Pessoa”, o que motiva profundamente toda a obra, envolvendo mais de 600 pessoas nas suas mais variadas atividades, hoje, repartidas em diversas unidades de serviços. A missão da ANSPAZ é cuidar e educar crianças, adolescentes e outras pessoas carentes ou em situações de risco, inclusive toxicodependentes por meio de ações sociais, educativas e culturais, garantindo a efetivação de direitos e exercício da cidadania. São cerca 150 pessoas atendidas diariamente.

Associação Mobilizando Amigos pelo Amor (MAPEAR)

São José do Rio Pardo, São Paulo

“A Mapear – Associação Mobilizando Amigos pelo Amor – é uma Organização de Sociedade Civil (OSC), 2022 completou 7 anos de atividade, atendendo mais de 70 crianças e adolescentes e suas famílias. O trabalho é pautado nos três eixos que fundamentam o conceito da permacultura (reconexão consigo, com o outro e com a natureza). OBJETIVO: A Mapear busca proporcionar aos participantes o exercício da cidadania através de vivências e experiências que gerem autonomia, protagonismo e consciência sobre si e sobre o mundo à sua volta. Bem como a emancipação geradora de autonomia dos indivíduos e da comunidade. Sustentabilidade: que as ações sejam socialmente responsáveis, ambientalmente viáveis e economicamente possíveis. Oferecemos as seguintes Oficinas/ Serviços: ● Dança ● Artes Gráficas ● Capoeira ● Atividades Pedagógicas ● Circo ● Música ● Educação Ambiental ● Breaking ● Atendimento Psicossocial Tais oficinas são destinadas a crianças e jovens de 5 a 17 anos de idade orientados por educadores especializados em suas áreas que dão o suporte teórico e técnico. Elas acontecem de segunda a sexta- feira, em períodos de contraturno escolar, das 8h às 17h.

Brasil, DF, Brasília

Associação de Apoio à família, ao grupo e à comunidade foi criada em 1994. Surgiu em resposta a um chamado especial de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, feito inicialmente aos jovens em 1977 de “morrer pela própria gente”. Atua como uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, no atendimento de 85 crianças e adolescentes (de 6 aos 14 anos) em situação de risco e vulnerabilidade social. Tem como missão promover a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, alguns de seus direitos fundamentais e universais tais como saúde, educação, alimentação, esporte, cultura, lazer e a convivência familiar, apoiando-os na construção de um futuro mais sólido, e realiza sua missão pautada pelos valores da fraternidade, do diálogo, da paz e do respeito mútuo.

Ação ecologia – Comunidade de Peruíbe

Peruíbe, São Paulo

Somos uma comunidade pequena do Movimento dos Focolares, localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, na cidade de Peruíbe (SP), rodeados pela Mata Atlântica e o mar. A missão da nossa comunidade é a mesma do Movimento dos Focolares: vivenciar o Carisma da Unidade construindo relacionamentos fraternos, indo ao encontro dos excluídos, das novas gerações e cuidando do meio ambiente. Estamos localizados dentro da Estação Ecológica Jureia-Itatins, no litoral sul paulista e trata-se de uma iniciativa local para acolhida de jovens comprometidos com a causa ambiental e social, para aprofundamento em ecologia integral com possibilidade de trilhas e conhecimento local. A Estação Ecológica da Juréia-Itatins possui 84.425 hectares e caracteriza-se como um dos trechos mais bem protegidos e preservados de Mata Atlântica do Brasil, que possui uma flora e fauna bastante diversificada, com grande número de espécies raras e várias endêmicas regionalmente.

SERCOM – Serviço Comunitário /Projeto Magnificat

Brasil, Maranhão, São Luís

O Serviço Comunitário (SERCOM) é uma organização social civil, sem fins lucrativos e foi fundada em 1980, por membros do Movimento dos Focolares. Tem como objetivo principal, melhorar a qualidade de vida das famílias e das 12 comunidades rurais no município de Itapecuru Mirim. A maioria dessas comunidades são quilombolas com fortes tradições da cultura afro-brasileira. Atualmente, o trabalho do SERCOM concentra-se, sobretudo, junto a escola local no Projeto de Alfabetização, no posto de saúde com atendimento voluntário às crianças e no fortalecimento e desenvolvimento comunitário através de atividades com as famílias em geral. Os jovens podem desenvolver atividades a partir da vivência do Projeto de Alfabetização, com atividades lúdicas, teatro, leitura e literaturas, recreação, esportes, arte e criatividade e Imersão nas atividades de cultivo de hortaliças da Cooperativa local.

Brasil, São Paulo, Guaratinguetá

A Obra Social Nossa Senhora da Glória (Fazenda da Esperança) surgiu em 1970 em uma paróquia na cidade de Guaratinguetá (SP) com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2007, a visita do Papa Bento XVI marcou um novo rumo na história da Instituição. A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e da droga. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o Trabalho como processo pedagógico; a Convivência em família; e a Espiritualidade para encontrar o sentido da vida. A Fazenda conta com mais de 150 unidades espalhadas em 25 países. No Brasil está presente em todos os estados onde milhares de pessoas são atendidas mensalmente. Os jovens que irão participar da 1ª fase do Genfest serão acolhidos nas unidades onde vivem cerca 350 recuperandos e terão a possibilidade de fazer uma experiência imersiva na vida da Fazenda.

Fazenda da Esperança – Guaratinguetá

Brasil, Pernambuco, Igarassu

A Escola Santa Maria, promove Educação Básica (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais) para 302 crianças e adolescentes. A escola se destaca pela sua metodologia inovadora realizando projetos de formação humana, conhecimento e inserção social através da Educação para Paz e a Arte de Amar, como complemento do currículo escolar.A Escola Santa Maria desenvolve, ainda, o projeto de musicalidade através da Orquestra Talentos a Serviço da Paz – OTSP (atividade desenvolvida no horário oposto ao período de aula),do Projeto Lixo Zero (promotora de Educação Ambiental auxiliando na auto sustentabilidade e consciência ecológica). Todas as atividades pedagógicas são desenvolvidas por uma equipe que enfatiza o amor mútuo e a fraternidade entre os povos como referência primeiro da formação humana. Assim sendo, a Escola Santa Maria colabora para que vidas sejam transformadas através da Arte de Amar favorecendo ações de compreensão para um mundo unido.

AACA – Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente –

Brasil, Pernambuco, Recife

A AACA teve sua criação em 1991, e legalmente constituída em ONG, filantrópica sem fins lucrativos. A Associação se encontra em um dos bairros mais violentos da região metropolitana do Recife. Tem como objetivo dar uma resposta aos inúmeros problemas sociais como: alto índice de analfabetismo, fome, alcoolismo, tráfico de drogas, marginalidade, exploração sexual de crianças e adolescentes. Desenvolve atividades culturais (dança popular, capoeira, teatro), esportiva (futebol), informática, reforço escolar, e formação para a cidadania (meio ambiente, saúde, direitos e deveres), e valores universais como: solidariedade e fraternidade. Esses programas visam assegurar os direitos fundamentais e universais às crianças e aos adolescentes desprovidos de recursos, tendo em vista o seu desenvolvimento integral junto à família natural, ao grupo a que pertence, e à comunidade.

Ação comunitária

Brasil, Santa Catarina, Florianópolis

Neste ano de 2023 completamos nove anos do Focolare no Morro. O Maciço do Morro da Cruz compreende uma área ocupada por população estimada de 25 mil pessoas, totalizando cerca de seis mil famílias distribuídas em 17 comunidades. Morando no morro respondemos ao específico do nosso Carisma: a fraternidade. Somos imersos nas mais duras realidades da vida dos empobrecidos e isso nos faz enxergar paradoxalmente a beleza deste território. Uma característica própria da nossa experiência é a proximidade também geográfica com as pessoas que encontramos com muita frequência, (nas relações com pessoas, visitas nas casas, bares, instituições etc.), tanto na capela, acolhendo as pessoas e organizando a liturgia, e também, nas situações que nos chegam e exigem de nós uma atenção, uma ação e uma escuta. A abertura aos jovens nesta realidade nos faz perceber o quanto é importante para a juventude esse convívio, tocar na causa social que passa a ser “real”. Construir a fraternidade universal a partir da realidade dos empobrecidos, aprendendo com a realidade da periferia como responder concretamente aos desafios nos tempos atuais.

ASSOCIAÇÃO ASSINDES SERMIG (Arsenal da Esperança)

Brasil, São Paulo, São Paulo

A história do SERMIG tem início em 1964, na cidade de Torino, no norte da Itália, quando Ernesto Olivero, movido pelo desejo de acabar com a fome e as injustiças sociais no mundo, fundou junto com alguns amigos que compartilhavam do mesmo ideal o Servizio Missionario Giovani – SERMIG, que desde então, já atuou em 140 países, com ações humanitárias. A presença do SERMIG no Brasil teve a sua fundação em 1990, localizada no tradicional bairro paulistano da Mooca. Hoje o SERMING, acolhe no Complexo de Serviços e Atenção à Pessoa em Situação de Rua, um total de 1.400 pessoas sendo 250 vagas/dia e 1.150 vagas/noite. Compõem o ambiente para Acolhimento: Alojamentos, Banheiros, Refeitório, Cozinha Industrial, Lavanderia, Maleiro, Padaria, Biblioteca, Salas de Jogos, Leitura, Quadra e Anfiteatro. Atividades: § Acolhimento das pessoas em situação de rua § Atividades de Promoção Social e de Capacitação Profissional.

INSTITUTO MUNDO UNIDO: desenvolvimento socioambiental solidário

Brasil, Alagoas, Maceió

O Instituto foi fundado em 2009, com o objetivo de contribuir com o processo de erradicação da pobreza em assentamentos rurais, a partir do desenvolvimento de ações geradoras de desenvolvimento social, econômico e ambiental, com foco especial nos fatores comunhão e solidariedade. Trabalhamos diretamente com três comunidades rurais de camponeses (cerca 200 famílias), que após longo período de luta, conseguiram a posse da terra onde hoje trabalham, produzem e cuidam das suas famílias. Os jovens farão uma imersão na vida dessas comunidades rurais que presam pela agroecologia e que são agentes de mudança. Um contato direto com a natureza e com as ricas tradições dessas comunidades.

Condominio Espiritual Uirapuru (CEU)

Brasil, Ceara, Fortaleza

O CEU reúne entidades sem fins lucrativos que desenvolvem atividades pautadas nos .princípios espirituais cristãos, abertas a uma perspectiva inter-religiosa e que atendam pessoas em demandas sociais, dedicando-se à recuperação de dependência química; acolhimento a crianças e jovens em situação de risco; adultos e crianças portadoras do vírus HIV; realização de eventos, atividades educacionais e culturais; aconselhamentos e encontros de espiritualidade. As atividades do CEU incluem também o acolhimento a meninas e jovens vítimas de abuso ou exploração sexual; reinserção de egressos do sistema penitenciário com acompanhamento a presidiários e familiares e de ressocialização de moradores de rua. Atividades a serem realizadas com os jovens: § Convivência comunitária, atividades várias com crianças e adolescentes nas diversas comunidades § Trabalho no centro social e visitas às comunidades vulneráveis dos arredores, § Abordagem de rua nas praças, atendimento em saúde nas instituições.

Quilombo dos Macacos (Catequese Musical)

Brasil, Bahia, Salvador

Constituída em setembro de 1972, a Sociedade Movimento dos Focolari (SMF) é uma associação civil, beneficente/filantrópica, sem fins lucrativos e de assistência social. Nosso principal objetivo é reduzir desigualdades sociais. A SMF apoia projetos e pessoas através do desenvolvimento de ações práticas para a transformação da realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Isso é feito com a criação de estratégias para o fortalecimento de vínculos sociais, desenvolvimento comunitário e difusão de uma cultura de fraternidade universal e de ética do cuidado. A SMF realiza atualmente 8 Projetos Sociais em que os jovens podem fazer um período de voluntariado: § Centro Social Quilombo do Carmo; § Centro Social Jardim Margarida; § Casa de Acolhida para PSR (Pessoas em situação de Rua); § Milonga – programa de voluntariado; § EJMU (Escola de Jovens por um Mundo unido); § Espalhando Cuidados – Cuidar de quem cuida; § Geração de Futuro – noções sobre o mundo do trabalho; § Futsal Feminino e Masculino nas instalações do Jardim Margarida.

Associação Comunitaria Santo Expedito

Brasil, São Paulo, Vargem Grande Paulista

O centro dia da pessoa com deficiência foi instituída para obter a convivência de jovens adultos com deficiência no qual se trabalha a socialização, a autoestima e autonomia, levando-os à dignidade e qualidade de vida, interação entre a instituição e o deficiente intelectual e a família. Temos uma missão de apoiar a pessoa adulta com deficiência e suas famílias, através da orientação e prestação de serviços sócios assistências e de políticas públicas, tendo como prioridade a melhoria da qualidade de vida e da busca por seus direitos. Atualmente são 56 pessoas assistidas. Trabalhamos diariamente com atividades que estimulam pessoas com deficiencia para a socialização e autonomia. A participação dos jovens será muito importante.

Brasil, São Paulo, Vargem Grande Paulista

Fundada em outubro de 1986 pelo padre italiano, Renato Chiera, Casa do Menor São Miguel Arcanjo (CMSMA) surge para minimizar o alto índice de assassinatos de crianças, adolescentes na Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A CMSMA desenvolve programas de acolhida, formação humana, pessoal, profissional e espiritual a favor de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e vulnerabilidade social. O objetivo é a reintegração familiar, social, e favorecer o protagonismo infanto-juvenil. São atendidas cerca 5 mil crianças e jovens por ano. Algumas das atividades desenvolvidas: § Acesso à arte e à cultura: através de oficinas de capoeira, percussão, esporte, natação, dança e circo. § Qualificação Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho: cursos de Gastronomia, Panificação, Cabeleireiro, Mecânica de Auto, Mecânica Geral, Eletricidade Predial, Informática, Assistente Administrativo, Serralheria, Designer gráfico, Fotografia, RH e Administração.

Mariapolis Glória

Brasil, Pará, Benevides

Os jovens atuarão em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades ribeirinhas da Amazonia, mais precisamente nas ilhas de Abaetetuba. Esses projetos trabalham com enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, buscando a garantia do princípio da proteção integral das crianças e adolescentes e dos seus direitos. Os jovens irão acompanhar as ações e trabalhos que a Caritas paroquial realiza com esse objetivo. Será uma experiência de pôr a “mão na massa”, de vivência, de imersão.

Centro Social Roger Cunha Rodrigues

Brasil, Amazonas, Manaus

Os jovens atuarão em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades ribeirinhas da Amazonia, mais precisamente nas ilhas de Abaetetuba. Esses projetos trabalham com enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, buscando a garantia do princípio da proteção integral das crianças e adolescentes e dos seus direitos. Os jovens irão acompanhar as ações e trabalhos que a Caritas paroquial realiza com esse objetivo. Será uma experiência de pôr a “mão na massa”, de vivência, de imersão.

Brasil, São Paulo

GEN VERDE INTERNATIONAL PERFORMING ARTS GROUP O Gen Verde International Performing Arts Group é um grupo musical composto por 19 artistas de 14 países. É evidente, então, que o ponto forte deste grupo é a internacionalidade e a riqueza cultural, características que dão um toque original à sua música. O objetivo do Gen Verde é aquele de dar voz às pessoas do nosso tempo, aos povos e à história da humanidade, encaminhada com fadiga, mas inevitavelmente, rumo à fraternidade. Start Now Workshop Project Start Now é um projeto artístico e musical criado para educar à paz e ao diálogo. Quer promover a inteligência cultural, a abertura e o respeito à diversidade através da aprendizagem artístico-experiencial. O objetivo deste projeto é aquele de ajudar os participantes a descobrir e desenvolver os próprios talentos, através da participação aos vários workshops artísticos propostos, de maneira a vencer as inseguranças e reconhecer a capacidade e a coragem de ser si mesmos. O programa oferece: workshops de canto, dança, teatro e percussão; o show do Gen Verde, para o qual os jovens terão sido preparados para exibir-se; e um momento conclusivo de avaliação do projeto. projeto.

Brasil, São Paulo

A Fazenda da Esperança “Transfiguração do Senhor”, inaugurada em 04 de fevereiro de 2023 é a mais nova unidade da Instituição Fazenda da Esperança. A missão da Fazenda da Esperança é acolher pessoas em situação de exclusão e de risco social, com principal atenção a dependentes químicos e alcoólatras, objetivando a recuperação da dignidade humana, oferecendo uma formação humana e espiritual, com diversas intervenções terapêuticas, inclusive o trabalho cotidiano para o sustento pessoal. Para o autossustento dos acolhidos, atualmente, são desenvolvidas diversas atividades laborais, como a fabricação de bolachas e pães e o plantio de diversas hortaliças. O jovem voluntário fará parte das atividades descritas acima.

Fazenda da Esperança Unidade – Itu

Brasil, Bahia, Salvador

A comunidade desenvolve projetos seja por meio da música, ajuda em alimentação e abrigo para pessoas vulneráveis. Procuram manter viva as origens e a ancestralidade do seu povo. E com isso, contribuem para que os jovens, crianças e adultos tenham esperança e dignidade. A comunidade oferece aos jovens do Genfest uma experiência de imersão em comunidades com situações sociais desafiadoras em diferentes bairros de Salvador como Quilombo dos Macacos e Comunidade Trindade. Visita Cultural pela cidade de Salvador em lugares como o Pelourinho, Centro Histórico, Vida e Obra de Santa Dulce dos pobres.

ASCES UNITA – Centro Universitario

Brasil, Pernambuco, Caruaru

A Asces-Unita é um Centro Universitário comunitário sediado em Caruaru-PE com grande experiência na área educacional e na formação acadêmica de jovens e adultos. A universidade vem desenvolvendo o projeto: Asces-Unita rumo ao Genfest. A Asces-Unita é um Centro Universitário comunitário sediado em Caruaru-PE com grande experiência na área educacional e na formação acadêmica de jovens e adultos. A universidade vem desenvolvendo o projeto: Asces-Unita rumo ao Genfest. Oferece aos jovens voluntários do Genfest a possibilidade de inserção na prática dos projetos de extensão universitária nas diversas áreas, quais sejam: ambiental, social, jurídica, saúde, etc.

Centro Mariapolis Arnold

Brasil, Rio Grande do Sul, Sao Leopoldo

O Movimento dos Focolares Sul fará uma parceria com as Irmãs Missionárias de Cristo Ressuscitado que sustentam um Projeto Social voltado a responder às necessidades da comunidade local. É uma comunidade carente em que estas Irmãs, com a colaboração de profissionais de diversas áreas, ajudam estes moradores a se autogerirem. Através da Economia Solidária foi criada uma cooperativa em que mulheres trabalham na reciclagem do óleo de cozinha para a fabricação de sabão ecológico, produtos de limpeza e velas. Também uma horta foi criada para fornecer alimento, trabalho e renda para os moradores. O programa tem como objetivo o fortalecimento de vínculos familiares e da comunidade; acompanhamento sócio educativo com famílias de alta vulnerabilidade. No momento são cerca 90 pessoas beneficiárias desses projetos.

Projeto Fraternidade na Unidade e ONG Junta Mais

Brasil, Paraná, Curitiba

Projeto Fraternidade na Unidade (mantido pelo Movimento dos Focolares): acolhimento de migrantes e refugiados provenientes da Venezuela, Cuba e Haiti. ONG Junta Mais (organização parceira): oferta de contraturno escolar para crianças em situação de vulnerabilidade.

Comunidade de Sorocaba

Brasil, São Paulo, Sorocaba

A cidade de Sorocaba conta com um projeto social chamado Padaria Solidária, em que não só se produz pães para doação como também produz sabão caseiro com base de óleo usado. Aprofundar o conceito e a prática da ecologia integral. Contribuir para que os jovens encontrem no Genfest um impulso para serem agentes de mudança em sua realidade local. Os jovens poderão vivenciar a experiência da Padaria Solidária, confecção de sabão, e visitar as comunidades que recebem os produtos.

Instituto Mureru Eco Amazônia – IMEA

Brasil, Pará, Santarem

O Instituto Mureru Eco Amazônia – IMEA, fundado em 2016, é uma associação civil, de caráter socioambiental, cultural, educacional e filantrópico, com objetivos voltados para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável; o incentivo à Educação Ambiental; a proteção de populações tradicionais e a garantia dos direitos humanos. O IMEA atua, principalmente, na área da Educomunicação visando a formação de lideranças e o protagonismo juvenil. Trabalha também na capacitação de professores, crianças e jovens para pensar e agir de forma global e local, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da Amazônia e do planeta. Atualmente, coordena dois projetos: § Escola D’água § Território Transformador do Tapajós.

Associação Beneficente Emaús

Brasil, Pará, Obidos

A Associação Beneficente Emaús Diocese de Óbidos, atua em diversos Projetos Sociais, em assistência a mulheres, crianças, adolescentes e jovens do meio urbano e rural de comunidades de zona de várzea, quilombolas e indígenas, em situação de risco e vulnerabilidade social. Nossa missão é promover perspectiva para o povo amazônida através da educação, resgate e conservação de nossa identidade e seus movimentos culturais, contribuindo desta forma para a construção da identidade social e cultural, fortalecendo o trabalho integrado do cuidar, combatendo as vulnerabilidades e assegurando a manutenção dos direitos fundamentais. Nossos projetos visam: a proteção dos direitos da criança e do adolescente; economia solidária; fortalecimento dos povos tradicionais: Quilombolas, indígenas e ribeirinhos; preservação do meio ambiente através do reflorestamento de áreas degradadas; pastorais sociais; fortalecimento de mulheres e crianças; educação e geração de renda

Asociación Civil Nuevo Sol

Argentina, Lomas de Zamora

A ACNS nasceu em 20 de dezembro de 1988. É uma associação sem fins lucrativos. Nossa missão é contribuir para a prevenção e resolução das consequências da pobreza, especialmente aquelas que o abandono infantil produz em crianças e adolescentes, acompanhando a família, junto com sua comunidade, na descoberta de suas possibilidades de desenvolvimento. Vários serviços são oferecidos. Oficinas de educação não formal, oficinas artísticas (música, teatro, desenho e pintura), desporto, informática, costura, tecelagem, yoga, dança e apoio escolar ao ensino básico, secundário e preparação para o ingresso na Universidade. A Casa del Niño possui uma sala de jantar onde crianças até 14 anos tomam café da manhã, almoço e lanches. A Escola Primária para Adultos e o Programa

TEPEYAC

Argentina, Salta, Coronel Juan Solar

Trabalhamos respeitando a realidade local através do diálogo e promovendo a participação ativa dos setores envolvidos através de áreas de trabalho como educação, justiça e promoção social, para que se tornem protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Trabalhamos com oficinas de alfabetização de 40 crianças e 25 adultos.

A ACNS nasceu em 20 de dezembro de 1988. É uma associação sem fins lucrativos. Nossa missão é contribuir para a prevenção e resolução das consequências da pobreza, especialmente aquelas que o abandono infantil produz em crianças e adolescentes, acompanhando a família, junto com sua comunidade, na descoberta de suas possibilidades de desenvolvimento. Vários serviços são oferecidos. Oficinas de educação não formal, oficinas artísticas (música, teatro, desenho e pintura), desporto, informática, costura, tecelagem, yoga, dança e apoio escolar ao ensino básico, secundário e preparação para o ingresso na Universidade. A Casa del Niño possui uma sala de jantar onde crianças até 14 anos tomam café da manhã, almoço e lanches. A Escola Primária para Adultos e o Programa

Fundación Lucia

Argentina, Tucuman, San Miguel de Tucuman

Fundación “Asociación Casa de los Niños”

Bolivia, Cochabamba

A fundação tem como missão acolher crianças e famílias empobrecidas, doentes ou em emergência social. Atualmente, mais de 100 famílias e mais de 250 meninos e meninas vivem em nosso centro. O nosso principal desafio continua a ser a construção e o fortalecimento do vínculo intrafamiliar e entre as famílias da comunidade, respeitando sempre a sua cultura e o contexto onde se desenvolvem com base em programas de sensibilização socioeducativos, de forma a garantir uma vida digna respeitando os seus direitos e facilitando o acesso a novas oportunidades, para que no futuro possam ter uma melhor qualidade de vida.

É uma Associação Civil fundada em 2014. Promove iniciativas em diversas frentes de ação social num horizonte de fraternidade e promoção da dignidade da pessoa e do desenvolvimento integral das comunidades onde atua. As suas iniciativas estão orientadas para temas como guarda dos filhos, ecologia e desenvolvimento comunitário, prevenção e reabilitação de dependências, promoção da cidadania, voluntariado internacional, entre outros.

Hogar y centro de día para el adulto mayor “Chiara Lubich”

México, Estado de Mexico, Ciudad de México

É uma Associação Civil fundada em 2014. Promove iniciativas em diversas frentes de ação social num horizonte de fraternidade e promoção da dignidade da pessoa e do desenvolvimento integral das comunidades onde atua. As suas iniciativas estão orientadas para temas como guarda dos filhos, ecologia e desenvolvimento comunitário, prevenção e reabilitação de dependências, promoção da cidadania, voluntariado internacional, entre outros.

Hogar y centro de día para el adulto mayor “Chiara Lubich”

México, Estado de Mexico, Ciudad de México

A fundação tem como missão acolher crianças e famílias empobrecidas, doentes ou em emergência social. Atualmente, mais de 100 famílias e mais de 250 meninos e meninas vivem em nosso centro. O nosso principal desafio continua a ser a construção e o fortalecimento do vínculo intrafamiliar e entre as famílias da comunidade, respeitando sempre a sua cultura e o contexto onde se desenvolvem com base em programas de sensibilização socioeducativos, de forma a garantir uma vida digna respeitando os seus direitos e facilitando o acesso a novas oportunidades, para que no futuro possam ter uma melhor qualidade de vida.

Asociación Civil Franciscana Pata Pila

México, Estado de Mexico, Ciudad de México

Pata Pila é uma ONG que desde 2015 trabalha para solucionar problemas que afetam a vida de famílias em situação de pobreza extrema e estrutural na Argentina. Hoje contamos com equipes interdisciplinares de profissionais que vivem e trabalham em comunidades indígenas da província de Salta e em bairros e assentamentos periféricos das províncias de Mendoza, Entre Ríos e Buenos Aires. Implementamos programas para proteger a primeira infância, combater a desnutrição, empoderar e fortalecer a economia social, integrar as famílias no sistema público-privado, trabalhando ativamente na restituição do direito à saúde, à identidade, à habitação digna e ao acesso à água potável. No Programa de Cuidados e Prevenção da Desnutrição combatemos a desnutrição em crianças menores de 5 anos. Uma equipe de profissionais interdisciplinares cuida e acompanha de perto o estado de saúde de cada criança do programa.

Aliança de Misericórdia

Venezuela, Ciudad Bolívar, Calle el Cambao

Aliança de Misericórdia na Venezuela desenvolve dois projetos sociais com crianças em situação de desnutrição. No total são atendidas 160 crianças que recebem de segunda a sexta feira almoço, lanche, além de formação humana e espiritual, reforço escolar.

DÚVIDAS SOBRE O PROGRAMA

FASE 1

Você pode participar da 1ª fase do Genfest entre os dias 12 e 18 de julho de 2024. Nessa experiência, terá a oportunidade de se envolver ativamente em atividades de voluntariado em mais de 35 organizações da Sociedade Civil (OSC) em diversos países, incluindo o Brasil, Argentina, Bolívia, México, Peru e Venezuela.

Você pode encontrar mais informações sobre a lista de organizações parceiras na 1ª fase do Genfest clicando aqui. Detalhes adicionais sobre os locais ou número de vagas disponíveis podem ser encontrados na plataforma de inscrições.

Você será responsável pelo traslado de ida e volta do seu local até a cidade onde está a Organização da Sociedade Civil na qual participará durante a 1ª Fase do Genfest.

A Fase 1 encerra no dia 18 de julho. A partir dessa data, os participantes que seguirão para a Fase 2, em Aparecida – SP, podem se deslocar para participar do programa que começa na tarde do dia 19 de julho.

saiba mais sobre